Autobiografia

 

 

História da minha vida :

 

O meu nome é Tânia Andreia Ribeiro Teixeira, nascí no dia 17 de Dezembro de 1986 no Hospital de S.joão pelas 00h05m, filha de Jaime de Matos Teixeira e Fernanda Maria Marques Ribeiro.

A minha infância foi passada em Rio Tinto e Ermesinde, perto dos meus avos e dos meus pais.

A minha mãe é cozinheira e o meu pai comerciante, tiveram um café durante 18 anos consecutivos, na Rua de Vilar, em Ermesinde, local onde passei parte da minha infância e adolescência.

Aos 7 anos, fui para a 1ª classe, na Escola da Bela, até á 4ª classe.

Com 11 anos fui para o ensino básico, frequentei a escola EB 2/3 D. António Ferreira Gomes, na Travagem durante 5 anos, onde passei momentos memoráveis, pratiquei futebol, andebol, basket, badminton, dançei no grupo da escola, fiz karaté, do 7º ao 9ºano fui delegada de turma e representante da lista de alunos.

Aos 13 anos de idade, nasceu o meu irmão Luis Marcos Ribeiro Teixeira, que mudou totalmente a minha vida, foi um dos momentos mais extraordinários da minha vida.

Finalmente, tinha alguém mais próximo para dividir as minhas coisas, apesar da diferença de idades foi uma experiência linda e inesquecivel.

Com 16 anos fui para o ensino secundário na escola secundária de Rio Tinto, estive lá um ano e depois fui para a Escola Secundária de Águas Santas.

Durante o meu percurso escolar, fui explicadora do ensino primário, andava nas danças de salão e no Karaté, e jogava Andebol na escola.

Desde pequena que gostava muito de cantar, e apartir dos 16 anos, comecei a cantar em Karaokes, em bares e cafés, com os amigos.

Aos 16 anos tive o meu primeiro emprego na MGT- Materiais hospitalares, em regime de part-time, depois das aulas, trabalhei nesta empresa cerca de 30 meses, durante o meu percurso escolar na secundária.

Não terminei o 12º ano, porque faltei a três exames nacionais.

Na altura desvalorizei a escola e dei prioridade ao meu trabalho nessa empresa.

Como é obvio passado pouco tempo, arrependi-me, mas fui aproveitando as oportunidades que a vida me ia dando.

Efectuei um estágio de assessoria administrativa, na Cimpor, durante 6 meses, foi uma experiência fantástica, trabalhei com pessoas muito profissionais que me ensinaram muito do que sei hoje em dia, pessoas que ficaram para sempre.

No entanto, ia fazendo cursos por módulos , na área de Informática, técnicas de qualidade, técnicas de vendas, prospecção de vendas.

Mais tarde, surgiu o meu interesse pela área de fotografia, e fui trabalhar para a Media Markt, uma experiência completamente diferente das anteriores, tornei-me workaolic, vivia muito o trabalho, as vendas em loja, com o objectivo de ser sempre a primeira vendedora de loja e conseguia, fazer fotos, imprimir albuns, era muito profissional e senti-me como se fosse em casa, naquela empresa, tinha um chefe muito simpático e muito perfeccionista, tal como eu, e um grupo de trabalho muito unido.

Trabalhava também em part-time aos fins-de-semana numa loja de fotografia, comecei por ir como assistente de fotógrafo, em casamentos e fui evoluindo com o tempo, até começar a fazer casamentos como 2ª fotógrafa, até aos dias de hoje tenho uma ligação de grande afinidade com essa loja que me fez crescer profissionalmente, aprendi bastante, photoshop e fotografia profissional, devo á FotoIlustre, todos os meus conhecimentos técnicos fotográficos.

Nessa empresa tinha colegas de trabalho fantásticos, uma equipa de trabalho muito unida e profissional, recomenda-se.

Mas, com o passar dos tempos, cada vez mais tive necessidade de voltar a estudar, e terminar o secundário, para ir de encontro ás minhas necessidades, relativamente ao facto de tirar um curso superior, que sempre foi o meu desejo.

Até que um certo dia tive a oportunidade de me inscrever numa entidade de formação profissional, sinerconsult, a oferta de formação que me foi oferecida era uma segunda oportunidade que a vida me deu para conseguir alcançar os meus objectivos e sem mais demora fui fazer o Curso de Técnicas de Apoio á gestão, foi também uma óptima experiência, quando entrei na sala de aula e de certa forma foi voltar ao passado, ao tempo em que era uma menina cheia de ilusões e muito feliz, durante algum tempo vivi essa ilusão, mas como tudo, foi passando e sendo cada vez mais profissional, dei o meu melhor, mostrei as minhas capacidades e aprendi muito, evolui e sinto-me neste momento mais preparada para o mundo do trabalho.

Para além do 12ºano neste curso também tive a carteira profiisional de Técnica de Apoio á gestão.

Recomendo vivamente a todos os jovens Adultos para seguirem os seus sonhos, nunca é tarde para os realizar-mos, independentemente da idade, do sexo, do conhecimento, nunca é tarde para aprender e para crescer como pessoa.

Este curso para mim foi uma experiência completamente revolucionária, cresci como pessoa.

Relativamente á turma também foi interessante conhecer pessoas novas, com diferentes idades e diferentes experiências de vida, com eles também aprendi certas coisas que não sabia, fiz amizades que concerteza irão prevalecer para a vida.

Pessoas diferentes, mas tal como eu, tinham um objectivo, terminar este curso com sucesso.

Os formadores foram todos extraordinários, muito profissionais , com todos eles aprendi algo de novo e de essencial para o meu futuro numa organização, a eles agradeço a disponibilidade prestada, a simpatia e competência.

Agradeço também á entidade sinerconsult pela oportunidade, e pela profissionalidade durante estes 15 meses de curso.

Momentos inesqueciveis!

 

Eu…

Sou assim um ser emocional, que vagueia pelo infinito do imaginário, teria muito para contar, mas prefiro guardá-lo no pensamento...reservada, divertida, amiga de quem me acompanha e me mima...incapaz de trair uma amizade verdadeira...encontro na música um porto de abrigo...gosto de mim como sou, aprendi ao longo desta caminhada a encontrar-me e a lutar pelo que gosto e de quem gosto...meiga, interessada em tudo o que me fascina, adoro o céu estrelado, o pôr do sol e o mar...sou como um peixe que adora água, tenho por signo a tendência de gostar da natureza...e de ser muito ligada às raízes...criativa por signo também, não gosto de rotinas, chateiam-me...tenho necessidade de algo diferente todos os dias...gosto de ser assim, e quem dera que consiga voar cada vez mais alto, para me perder no meio do infinito...

 

Creio que em primeiro lugar diria que gosto de viver. Acho a vida uma maravilha, uma curtição. Adoro ler e nunca me canso de fazer isso, gosto também bastante de escrever, pequenos contos, opiniões... Quem sabe se um dia me aventurarei a escrever algo com mais "folgo"!

O desejo existe, a disponibilidade, "o engenho e arte", esses terei que ir determinando com o tempo. Gosto de cinema, adoro viajar, visitar monumentos, catedrais, castelos, igrejas, museus... Tiro sempre muitas fotografias. Em especial, gosto de arquitectura medieval, tanto civil como religiosa... Sinto-me facilmente transportada no tempo quando visito certos edifícios. Colecciono postais ilustrados de todo o mundo. É uma forma de viajar sem sair de casa, poder ver sítios que de outra forma seria difícil. Gosto ainda de trabalhos manuais, de construir coisas, de ver nascer o objecto. Mas devo confessar que não tenho paciência para trabalhos minuciosos e demorados, facilmente perco o interesse e deixo a empreitada a meio.

Não me considero uma jovem como outra qualquer, quero marcar a diferença, mas quero fazê-la com todos os outros jovens deste mundo fora, temos de mudar a nós próprios, e só depois, mudar o Mundo!!!

 

Falar de mim, já não é fácil,
é um pesar de Lábios, pesaroso,
é um avolumar de defeitos que me assoma da Alma!
É um cair de mim mesmo

Um tombar de Sentidos!
Castelo de Areia soçobrado!
...Falar de mim, hoje,
é tombar aos pés do Amor,

é não saber Sorrir,
é esquecer o que são Lágrimas!
Lúgubre amordaçar de Sentimentos!
...Falar de mim, hoje, são Lamentos!


...Falar de mim ...fica para depois”!

(By Andy)

 

Reflexão, Aniversário 23 anos, 17-12-2009

Esta semana é uma semana de reflexões, estou cada vez mais velha e só de pensar que á uns anos atrás apenas queria ter 18 anos para poder tirar a carta de condução, trabalhar e sair de casa, dá-me arrepios...
Neste momento quero precisamente o contrário, quero voltar aos 16 anos, ao liceu e ao momento fantástico em que o meu irmão era pequenino e eu era uma mana muito dedicada.
Aos momentos de euforia que cada noite nas discos e bares me proporcionavam, ao lado das pessoas inesquecíveis, amigos , namoraditos , colegas e conhecidos...cada programa era farra total e era vivido como se fosse o último, totalmente fantástico, momentos embriagantes. Não mudava nada e queria depois ter tudo que tenho agora exactamente da mesma forma. Também voltar aos tempos de pura inocência, sem responsabilidades, e de total felicidade. Quero aproveitar para agradecer aos meu pais por tudo o que fizeram por mim e por me terem educado e amado incondicionalmente, um muito obrigado a eles também por me terem "dado" um irmão sensacional, que mudou a minha vida completamente e me tornou numa pessoa melhor. Quero também agradecer á minha família por todo o amor e carinho prestado á minha pessoa, aos meus tios, tias, primas e primos e ás minhas fantásticas avozinhas que foram umas queridas e muito pacientes e ao inesquecível avo que irá ser sempre a imagem de marca da nossa família. Agradeço com muita força á minha tia Liliana que ajudou na minha criação como pessoa, e também foi culpada pelo que sou hoje em dia e pelos objectivos de vida que tenho traçado, ela foi um exemplo a seguir, da qual me orgulho muito, foi a minha irmã mais velha, passamos momentos gigantes e que nunca vou esquecer. Agradeço ao meu namorado que me tem aturado há já 4 anos e meio e tem sido uma pessoa extraordinária, tem-me ajudado muito e acima de tudo é um Amigo brutal a quem devo muito amor e Paz, tu sabes que te AMO e que como tenho dito pedras no caminho guardo-as todas um dia vou construir um castelo gigante, és das pessoas mais "grandes" que conheço, só te peço que nunca me desiludas.
Quero também agradecer aos meu amigos de infância pelos momentos brilhantes que passamos juntos, no meu antigo café, na quinta, foram momentos que até hoje recordo com saudades desse tempo.

Agradeço também aos colegas de escola e amigos de liceu por todos os momentos que passamos juntos. E também aqueles amigos que marcaram a minha vida os bons e os maus momentos, foram todos eles enriquecedores e muito bons em todos os sentidos, ao grupinho do gandra, mas essencialmente ao grupinho de Ermesinde, que marcou a minha vida intensamente, foram os amigos que ficaram cá dentro....E agradeço ao Mundo pela pessoa que sou hoje e pela sorte que tenho em ter tudo isto em 23 anos de vida.
OBRIGADO!

 

Livros Favoritos

Twilight saga; Sangue fresco, Divida de Sangue, Clube de Sangue, Morto para o Mundo, Amar depois de Amar-te, Nómada.

 

Filmes Favoritos

Dirty Dancing, A casa do lago, 2012, O fiel jardineiro.

 

Citação Favorita

"Se não ama o que Vende...Venda outra coisa..."

 

 

Música Favorita

When a man loves a woman”, “A woman like me”, “Lose my breath”